Desde 2006, o grupo Nutra Teatro desenvolve pesquisa, ensino e difusão teatral por meio da investigação com foco na arte do ator. Como metodologia de trabalho, o grupo se dedica à prática de exercícios psicofísicos, o estudo do clown, de instrumentos musicais e técnicas circenses. O grupo acredita que a junção destes trabalhos possa dar ao Ator uma gama de “princípios físicos” (base, energia, organicidade, presença) visando sua atuação no oficio cênico e consequentemente a conquista da autonomia em seu fazer artístico.

          Para criação cênica, busca estratégias dramatúrgicas para construir espetáculos que se utilizam da imprevisibilidade do instante como fagulha geradora de vida e de jogo construindo um encontro com o público em  teatros e espaços não convencionais, como a rua. Assim, praticamos um ciclo de ações que entendemos como um processo do ofício do ator, um ciclo que se retroalimenta: preparação - criação - atuação.

          Em suas atividades formativas o Nutra aprofunda reflexões e cria redes de trocas de saberes. Fazem parte da área de formação linhas de estudos relacionados ao treinamento do ator e a prática da linguagem do palhaço, sistematizados em dois cursos: Princípios do Trabalho do Ator e A Arte do Palhaço.

          Durante sua trajetória, o grupo tem expandido suas práticas por meio de intercâmbios com os grupos e pesquisadores: Lume Teatro (SP), Teatro do Instante (DF), Felícia de Castro (BA), Demian Reis (BA), Mestres Antônio e Raimundo Ferreira e o músico Fabiano de Cristo do Reisado de Congo do Cariri (CE), o Nuviar (SP) e João Lima (BA). Anualmente, o ator João Porto Dias, participa do grupo de Pesquisa em Dança do Ator – Patuanú, coordenado pelo ator Carlos Simioni - Lume Teatro (SP).

          Desde 2009 o Nutra realiza Projeto de Extensão de Ação Contínua - vinculado ao Departamento de Artes Cênicas da UnB -  coordenado pela professora Rita de Almeida Castro. E participa do grupo de pesquisa do CNPq “Poéticas do Corpo" como linha de pesquisa.